terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Poetas se manifestam na Feira do Livro

No dia 26 de novembro, cinco grupos de poetas fizeram uma manifestação no Café Literário da 28ª Feira do Livro de Brasília. O motivo foi a II Bienal Internacional de Poesia que será realizada no ano que vem. Segundo Antonio Miranda, um dos organizadores da BIP, a intenção é “esquentar os tamborins para que no aniversário de 50 anos de Brasília, todos saibam que um coletivo de poetas da cidade estarão reunidos para aclamar e reverenciar autores brasilienses, brasileiros e internacional”.

O primeiro grupo a se apresentar foi O Grande Barco que faz o estilo “poemúsica” (poesias + música). Formado pelo poeta Sids Oliveira e pelo músico Davi Abreu, O Grande Barco apresentou versos e rimas cantadas por Sids que também é responsável pela programação de notas musicais, batidas e programações de áudio que são executadas durante a poemúsica.

O interessante das poesias de Sids é que são minimalistas, brincando sempre com a composição das palavras, gerando várias aliterações da mesma palavra, à exemplo da poemúsica Flora – feita por Sids para sua filha. Para escutar um pouco mais sobre esse estilo poemúsica basta acessar a página do grupo do MySpace.

O grupo Oi Poema também esteve presente e, embora desfalcado, conseguiu contagiar o público presente com seus poetas diversificados. A poetisa Bic Prado, com sua Divina (tambor), deixou o público emocionado ao recitar sua famosa composição A Rosinha do meu Jardim, com o entusiasmo e emoção de sempre. Para finalizar, Bic apresentou IpêRoxo,Banana Amarela. Para aproveitar essa homenagem de forma insconciente para o blog, filmamos parte da apresentação da poetisa, confira:



VivoVerso também se apresentou com um apanhado de poesias de autores brasileinses. O grupo tem se dedicado a pesquisar autores brasiliense para colocar em seus repertórios de apresentações. A redação do IpêrCult teve a oportunidade de gravar um vídeo com a equipe do VivoVerso , onde eles falaram sobre os projetos para a II BIP e também divulgaram o endereço do blog oficial do grupo. Confira a seguir.



Além desses grupos o Tribo das Artes e Coletivo de Poetas também se apresentaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário