sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ONG muda a vida de jovens



Projetos sociais que envolvam manifestações culturais são importantes para resgatar os jovens da marginalidade. O Gurpo Cultural Azulim é um exemplo disso. Surgiu há 16 anos com a iniciativa de sete rapazes que faziam parte de um grupo que era conhecido em Sobradinho II como “A Gang dos Azulins”. Hoje, essa ONG tem como principal objetivo “diminuir a exposição do jovem a situação de risco através da cultura”, disse o coordenador de recursos humanos, Darley César de Jesus.

Atualmente, o grupo Azulim tem diversos projetos inseridos na comunidade, como o de Inclusão digital – Web Design e informática básica. E ainda artes como o grafite, artesanato, desenho, dança e capoeira. Os jovens também participam de terapia iniciativa do projeto “Fala Jovem”. “É uma roda de bate-papo onde os jovens podem se expressar da maneira que quiserem”, conta Darley. Os trabalhos também envolvem oficinas de dança de rua e músicas com DJ´s.

O grupo, com sede em Sobradinho II, trabalha atualmente com 270 crianças de 7 a 17 anos, 150 jovens de 18 a 24 anos e ainda conta com a participação de 120 senhoras de 25 a 70 anos. Alguns projetos recebem apoio do Governo Federal através do Ministério da Cultura, Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outros. E ainda, tem o patrocínio da Caixa Seguros que apóia o projeto “Jovem de Expressão”, que entre muitas atividades, tem como principal objetivo tirar os jovens, de 18 a 24 anos, das ruas por meio do Hip-Hop. A ONG ainda tem uma filial em Ceilândia, onde outros projetos são desenvolvidos com a comunidade local.

O grupo desenvolveu diversas ações sociais que vão de doações de alimentos até campanhas contra as drogas: 1994 – 1ª Campanha Contra as Drogas e Violência em Sobradinho II; 2000 - Campanha Natal sem Fome; 2002 – Paz Nas Escolas, entre outras. Trabalhos como esses são importantes para que a sociedade entenda que iniciativas culturais modificam a vida dos jovens das periferias, afirma Darley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário