segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Orquestra regional precisa de apoio

A Banda Sinfônica de Sobradinho completa 30 anos de trabalho. Com 52 instrumentistas a orquestra ,que  ganhou diversos concursos e é considerada uma das cinco melhoresorquestras do país, sofre com a falta de apoio.
O maestro José Antônio da Silva Nascimento, regente da Banda Sinfônica de Sobradinho, conta que os instrumentos da orquestra foram comprados com o dinheiro  conquistado em concursos. Mas “o problema é que agora as competições não oferecem mais premiação em dinheiro, só em troféus”, desabafa  Nascimento. A banda anteriormente tinha um patrocínio, mas devido a burocracia da Secretaria de Educação, acabaram perdendo.

Só esse ano a banda Sinfônica de Sobradinho fez quatro apresentações. “Apresentamos no Teatro de Sobradinho e no Centro de Convenções Ullysses Guimarães”, disse Nascimento. O maestro ainda conta que a banda recebe convites para outras apresentações, mas que muitas vezes não tem o apoio necessário e fica difícil firmar um compromisso , sem os recursos necessários. “Precisamos de um espaço apropriado e principalmente de um ônibus que leve, pelo o menos, os instrumentos”, disse Nascimento.A orquestra recebeu instrumentistas que hoje fazem sucesso em grandes bandas como o Moises Paraíba que atualmente toca na Orquestra Sinfônica de Brasília.

Mesmo com a falta de recursos financeiros, a orquestra segue com os ensaios que são feitos de segunda a sexta-feira  no Teatro de Sobradinho. Contratado pela Secretaria de Educação, o professor e maestro Nascimento trabalha durante 40 horas semanais ensinando novos músicos e ensaiando com a banda.

Quem ficou interessado e quer ouvi r um pouco da música da Banda Sinfônica de Sobradinho terá a oportunidade de vê-la tocar no dia  4 de dezembro, às 21h, na Feira da Lua, ao lado do Estádio Augustinho Lima; e dia 9, às 20h, no Teatro de Sobradinho, ao lado da Rodoviária. As entradas para os eventos são gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário